A partir das concepções de Libâneo (2015), sustentar o entendimento de que o
contexto institucional e sociocultural educa, que o ambiente social existente na escola educa, significa
dizer que os modos de funcionamento da escola são práticas educativas, eles educam e ensinam,
propiciam aprendizagens, produzem mudanças no modo de pensar e agir das pessoas. Isso pode ser
comprovado desde a concepção de gestão que vigora na escola, a estrutura de gestão, o processo de
tomada de decisões, as formas de relacionamento entre as pessoas, até o modo como funcionam a
entrada das crianças na sala de aula, o relacionamento do pessoal administrativo com os alunos, o
relacionamento entre as professoras, a distribuição da merenda, a higiene dos banheiros, a limpeza,
etc. São representações dos pensamentos de Libâneo, EXCETO:
✂️ a) A escola é o melhor lugar de formação continuada, visando ao desenvolvimento pessoal de gestores
e professores. ✂️ b) O ambiente escolar, o que se faz e o que se diz na escola, sequer influenciam nos processos de
aprendizagem dos alunos e professores. ✂️ c) Todas as práticas citadas carregam um forte sentido educativo e de aprendizagem. ✂️ d) Toda escola precisa ser bem organizada para que os alunos aprendam melhor e formem convicções
no seu modo de pensar e agir. ✂️ e) A escola é um lugar de aprender a profissão docente, de modo que todos contribuam no
aprimoramento das práticas de organização e gestão, levando a melhorar a aprendizagem dos
alunos.