A respeito da relação com o saber, de acordo com Charlot (2005), analise as seguintes
asserções e a relação proposta entre elas: I. A noção de relação com o saber emerge dos trabalhos de psicanalistas e dos trabalhos de analistas
de inspiração marxista dos sistemas de formação. [...] Pouco importam as questões de
paternidade; em compensação, é importante ter em mente que a noção de relação com o saber
foi construída relativamente a partir de questões que, de um lado, se colocam os psicanalistas e,
de outro, os sociólogos da educação de inspiração crítica.
PORQUE
II. A questão-chave é aquela do saber como objeto de desejo. Como o desejo que visa ao gozo pode
um dia se tornar desejo de aprender este ou aquele saber, esta ou aquela disciplina. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.