A avaliação institucional, como processo fundamental
para a gestão democrática e a qualidade da educação,
deve ser conduzida de forma a promover a melhoria
contínua das práticas educacionais. Qual das
seguintes ações melhor reflete os princípios de uma
avaliação institucional eficaz nesse contexto?
✂️ a) Utilizar instrumentos padronizados de avaliação,
definidos por órgãos externos, para garantir a
comparabilidade dos resultados entre diferentes
instituições. ✂️ b) Coletar dados quantitativos sobre o desempenho
dos alunos em avaliações internas e externas, com
foco na análise estatística e na identificação de
indicadores de sucesso. ✂️ c) Promover a participação da comunidade escolar na
definição dos objetivos da avaliação, na escolha dos
instrumentos e métodos de coleta de dados, e na
análise dos resultados, visando à construção de um
projeto educativo coletivo. ✂️ d) Elaborar um plano de ação com base nos
resultados da avaliação, com metas e estratégias
definidas pela equipe gestora, e apresentar o plano à
comunidade escolar para ciência. ✂️ e) Realizar a avaliação institucional em ciclos
periódicos, com foco em diferentes dimensões da
escola, como o desempenho dos alunos, a gestão
administrativa, o clima escolar e as práticas
pedagógicas.