“Na apresentação dos Parâmetros Curriculares
Nacionais de História, a Secretaria de Educação
Fundamental, afirma que a proposta de História para o
ensino fundamental tem como objetivo levar os
educadores a refletirem sobre a presença da História
no currículo e a debaterem a contribuição do estudo da
História na formação dos estudantes”.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais: história / Secretaria de Educação
Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. Adaptado.
A partir dessas informações, observa-se que os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o
ensino de História,
a) propõem um ensino de caráter cronológico, com
ênfase à memorização de datas, nomes e eventos
históricos passados e atuais.
b) excluem a história local e regional dos currículos,
mas valorizam os eventos de grande relevância
nacional e mundial.
c) abordam temas relacionados à diversidade
cultural da sociedade, tratando-as de conformidade
com as narrativas hegemônicas.
d) valorizam a análise crítica e reflexiva da história,
capazes de relacionar eventos históricos ao presente
e contribuir para o futuro de forma consciente.
e) estabelecem um método de avaliação com base
na memorização dos conhecimentos acumulados, por
meio de provas objetivas e dissertativas.