A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) organiza a
Educação Infantil de modo a garantir que o
desenvolvimento das crianças seja promovido por meio
de interações e brincadeiras, assegurando os direitos de
conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e
conhecer-se. A organização curricular da Educação
Infantil, nesse contexto, é estruturada em cinco campos
de experiências, os quais definem os objetivos de
aprendizagem e desenvolvimento, visando integrar as
vivências das crianças aos conhecimentos culturais e
sociais.
Os campos de experiências constituem:
✂️ a) um currículo voltado para a socialização das
crianças, com ênfase no cuidado, promovendo o
desenvolvimento de competências cognitivas ou
motoras, que são abordadas em etapas posteriores. ✂️ b) um arranjo curricular que acolhe as situações e as
experiências concretas da vida cotidiana das
crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos
conhecimentos que fazem parte do patrimônio
cultural. ✂️ c) uma sequência rígida de conteúdos cognitivos e
sociais, onde o foco principal é o domínio das
habilidades da oralidade e da socialização desde a
primeira infância. ✂️ d) um conjunto de atividades exclusivamente lúdicas,
com objetivos claros de aprendizagem e
desenvolvimento, voltadas para o entretenimento das
crianças.