Lidar com o tema da avaliação educacional no cotidiano escolar impõe a necessidade de conhecer e compreender as características que envolvem tal tema. A compreensão dessas características é fundamental para que os resultados das avaliações possam
ser interpretados com profundidade e utilizados em prol da melhoria da aprendizagem de todos os estudantes. Para interpretarmos os resultados de uma avaliação externa, é importante compreender os elementos essenciais desse tipo de avaliação. Sobre
a definição desses elementos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A matriz de referência utilizada para elaboração dos itens é o currículo onde conteúdos e habilidades específicas que serão
avaliadas em uma prova são retirados, sendo o norte principal para o desenvolvimento do plano de trabalho docente.
( ) A escala de proficiência é uma sequência ordenada de habilidades que permite a interpretação dos resultados de uma
avaliação, associando naturalmente a níveis de desempenho.
( ) O padrão de desempenho classifica os alunos em diferentes categorias de proficiência, como básico, intermediário e
avançado, com base em suas respostas nas avaliações.
( ) O item em uma avaliação externa é a pontuação total obtida pelo aluno, expressa em uma escala numérica.
A sequência está correta em
✂️ a) V, V, V, V. ✂️ b) V, F, F, V. ✂️ c) F, V, V, F. ✂️ d) F, F, F, F.