A elaboração do Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações teve início com a constituição do Comitê
Executivo Estadual e Assessoria Técnica, por meio da Portaria nº 66/2018 – GS/SEED, alterada pela Portaria nº 278/2018 –
GS/SEED. O referido Comitê, composto pelas instituições: Secretaria de Estado da Educação – SEED/PR, Conselho Estadual
de Educação – CEE/PR, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime e União Nacional dos Conselhos
Municipais da Educação – Uncme, tem como atribuição encaminhar e tomar decisões sobre o regime de colaboração no nível
das secretarias estadual e municipais de educação. Com a finalização do Referencial em 2019, os sistemas de ensino
orientaram as escolas na elaboração ou reelaboração das propostas curriculares e Projetos Político-Pedagógicos (PPPs).
Sobre o documento final do Referencial Curricular do Paraná, assinale a afirmativa INCORRETA.
✂️ a) Apresenta caráter orientador e facultativo para a elaboração das propostas pedagógicas das escolas da educação básica e
suas modalidades de ensino. ✂️ b) Assegura os direitos e objetivos de aprendizagem de todos os estudantes paranaenses, considerando o contexto local e a
articulação do conhecimento escolar à realidade contemporânea. ✂️ c) Aponta princípios fundamentais que orientam e dão suporte ao trabalho pedagógico no âmbito da formação integral, com
vistas à interação crítica e responsável do estudante na vida em sociedade. ✂️ d) Evidencia a trajetória curricular do Paraná, marcada por importantes discussões coletivas que refletem os avanços educacionais em diferentes períodos históricos e que precisam ser considerados na elaboração do currículo da escola.