Apontam-se, na Educação Especial, diferentes modelos e técnicas, oriundos de reconhecidas concepções psicológicas, que
sempre nortearam os objetivos educacionais, de caráter geral, os quais, sintetizados nas suas principais vertentes são:
1. Modelo sociocultural.
2. Modelo cognitivo.
3. Modelo inatista/determinista.
4. Modelo comportamental.
5. Modelo humanístico.
( ) Baseado na fenomenologia e psicanálise, considera o desequilíbrio do eu e os conhecimentos e sentimentos do paciente
sobre si mesmo e sobre os demais, como envolvidos na origem dos distúrbios e transtornos; as terapias corporais, a
musicoterapia e o relaxamento, entre outras técnicas de intervenção são estratégias para superação de problemas.
( ) Com base na psicologia da aprendizagem, fundamentada nos princípios do condicionamento clássico operante, centra sua
ação em técnicas de intervenção e modificação do comportamento visando à correção de desajustes obtidos por reforços
inadequados.
( ) Aplica técnicas de intervenção como a estimulação precoce, hierarquias de experiências cognitivas e programas para
desenvolver a memória, atenção e formação de conceitos, a fim de superar transtornos causados por deficits de processamento da informação.
( ) Baseado na vertente inatista da psicologia, foi preponderante nos primórdios do atendimento educacional especializado;
atribuía ao indivíduo com deficiência a origem de suas dificuldades e limitações, as quais dificilmente poderiam ser modificadas por uma ação exterior.
( ) Focaliza sua ação nas mudanças a serem realizadas nas instituições educativas, para atender às necessidades sociais dos
sujeitos; propõe a compreensão da deficiência/anormalidade como uma construção social que deriva dos fatores e
critérios que definem um sujeito como diferente/incapaz no grupo social; tem na mediação social, com destaque ao
professor, o principal elemento para superar diferenças individuais na aprendizagem.
A sequência está correta em
a) 2, 1, 5, 4, 3.
b) 3, 2, 1, 4, 5
c) 4, 5, 3, 1, 2.
d) 5, 4, 2, 3, 1.