O Plano Nacional de Políticas para Mulheres vigente (PNPM 2013/2015) foi construído por ocasião da Conferência
Nacional de Políticas para Mulheres, fruto da escuta de gestoras de políticas públicas para mulheres e representantes
da sociedade civil organizada.
No que diz respeito à educação para a igualdade e cidadania, NÃO é correto afirmar que o referido Plano
a) reconhece que a educação brasileira já implementou integralmente o princípio da igualdade de gênero, pois há paridade nas
matrículas em quase todos os níveis de ensino. Em reforço do argumento, grande parte dos indicadores educacionais mostra
que as mulheres se sobressaem em relação aos homens; mais uma evidência da eliminação das desigualdades de gênero na
educação brasileira.
b) reconhece que a escola acaba reproduzindo a desigualdade vivida entre pessoas na sociedade, seja nos currículos, nos livros
didáticos, nas práticas das salas de aula ou nos procedimentos de avaliação.
c) conclui que a massiva presença de mulheres no professorado não é capaz de desfazer o quadro da desigualdade de gênero na
educação brasileira.
d) reafirma que uma educação de qualidade deve estar intrinsecamente associada à busca de igualdade entre seres humanos e à
valorização da diversidade da sociedade brasileira.
e) reconhece a necessidade de considerar a interseccionalidade entre gênero, raça, etnia, rural/urbano e orientação sexual para o
desenvolver políticas específicas que combatam preconceitos, mesmo entre mulheres.