A agitação psicomotora pode ser definida como uma atividade motora exacerbada associada à uma experiência subjetiva de tensão. (COFEN, 2022). Sobre o manejo em caso de agitação psicomotora, assinale a alternativa CORRETA :
a) O uso de clorpromazina pelas vias intramuscular e endovenosa acarreta riscos de sedação excessiva, depressão respiratória e redução do limiar convulsivo, sendo contraindicada por estas vias.
b) O diazepan nunca deve ser utilizado pela via intramuscular, somente pela via oral e endovenosa. O uso intramuscular é contraindicado por conta de sua absorção errática, tornando o início do pico de ação imprevisível.
c) O uso de haloperidol por via endovenosa aumenta o risco de prolongamentos de intervalo QTc e arritmias cardíacas malignas, acatisia, parkinsonismo e síndrome neuroléptica maligna, sendo contraindicado por esta via.
d) O uso de antipsicóticos isoladamente é recomendo nos casos em que há intoxicação por cocaína/crack ou outros psicoestimulantes, devendo evitar o uso concomitante de midazolam e diazepan devido ao risco de depressão respiratória.
e) O uso de medicação para tranquilização deve ser evitado, nos casos que se tem o estado confusional agudo. Caso seja necessário, recomenda-se o uso de diazepan em doses baixas e haloperidol gotas em doses baixas.