A escola lida com culturas, seja no interior da sala de aula, seja nos demais espaços escolares, e a geografia escolar é uma das mediações pelas quais o encontro e o confronto entre culturas acontecem. Nesse sentido, ensinar geografia é abrir espaço na sala de aula para o trabalho com os diferentes saberes dos agentes do processo de ensino, alunos e professores (CAVALCANTI, 2012). Nesse contexto, a Topofilia pode-se traduzir como base teórica de um trabalho pedagógico em geografia. SILVA FILHO, Jeovanes Lisboa da; LIMA, Maria das Graças Chalega. Topofilia aplicado à educação como estratégia para a sustentabilidade ambiental : experiência na escola municipal Dom Expedito Lopes em Lajeado (PE). Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/ 553165/2/colet%C3%A2nea%20PR%C3%81TICAS%20PEDAG%C3%93GICAS%20DA% 20GEOGRAFIA.pdf. Acesso em: 19 jul.2024. Adaptado. A Topofilia pode ser utilizada como ferramenta de um trabalho pedagógico em Geografia porque
✂️ a) é um método que trabalha com os laços afetivos da pessoa com o seu lugar de origem e vivência, permitindo que os estudantes se reconheçam como atores geográficos. ✂️ b) é um procedimento metodológico e técnico que segue uma orientação sistêmica e não permite trabalhar análises reflexivas com os estudantes. ✂️ c) uma vez que consiste em provocar debates na perspectiva de trocas de saberes, essa ferramenta intensifica o diálogo entre os estudantes sobre a temática apresentada. ✂️ d) é uma abordagem histórica do local em estudo, sua ocupação, seus aspectos geológicos e geomorfológicos, permitindo aos estudantes uma visão ampla dos problemas ambientais. ✂️ e) utiliza a encenação teatral como proposta pedagógica, possibilita que os estudantes adquiram mais segurança em si mesmos para falar em público, posicionando-se com argumentos mais bem construídos.