Em um contexto educacional diversificado, diferentes teorias de aprendizagem oferecem abordagens distintas sobre como ocorre
o processo de aquisição de conhecimento. Cada teoria apresenta suas bases empíricas, metodológicas e epistemológicas que sustentam suas perspectivas sobre a forma como os indivíduos aprendem. Esses princípios têm impacto direto na prática educacional,
orientando professores e educadores a compreenderem os métodos mais adequados para instruir e desenvolver estratégias de
ensino alinhadas às características dos alunos. Sobre os conceitos relacionados às bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das teorias, assinale a afirmativa correta.
✂️ a) Cognitivismo : base empírica na análise dos processos mentais internos, como percepção, memória, pensamento e solução de
problemas. Metodologicamente, utiliza estudos de processamento de informações e modelos mentais. Epistemologicamente, vê
a aprendizagem como aquisição e reorganização de conhecimento. Construtivismo : base empírica na interação social e cultural
como agentes fundamentais para a aprendizagem. Metodologicamente, considera a interação social, como em situações de
colaboração e negociação de significados. Epistemologicamente, concebe o conhecimento como socialmente construído. ✂️ b) Construtivismo : base empírica na observação e análise do comportamento externo, enfatizando estímulos, respostas e reforços
para explicar a aprendizagem. Metodologicamente, destaca experimentos controlados e condicionamento. Epistemologicamente,
considera o conhecimento como resultado de interações ambientais e comportamentais. Cognitivismo : base empírica na interação
social e cultural como agentes fundamentais para a aprendizagem. Metodologicamente, utiliza estudos de processamento de
informações e modelos mentais. Epistemologicamente, vê a aprendizagem como aquisição e reorganização de conhecimento. ✂️ c) Construtivismo : base empírica na construção ativa do conhecimento pelo aluno, mediante interações com o ambiente e com os outros.
Metodologicamente, enfatiza a construção de significados individuais, usando estratégias como aprendizagem por descoberta e resolução de problemas. Epistemologicamente, entende o conhecimento como uma construção pessoal e social. Sociointeracionismo : base
empírica na interação social e cultural como agentes fundamentais para a aprendizagem. Metodologicamente, considera a interação
social, como em situações de colaboração e negociação de significados. Epistemologicamente, concebe o conhecimento como socialmente construído. ✂️ d) Sociointeracionismo : base empírica na criação de artefatos ou ambientes que estimulam a aprendizagem e na construção de conhecimento por meio da criação desses artefatos. Metodologicamente, valoriza a experimentação, a criação e a manipulação de
ambientes ou objetos. Epistemologicamente, destaca a aprendizagem por meio da construção de objetos do mundo real ou
virtual. Behaviorismo : base empírica na observação e análise do comportamento externo, enfatizando estímulos, respostas e
reforços para explicar a aprendizagem. Metodologicamente, destaca experimentos controlados e condicionamento. Epistemologicamente, considera o conhecimento como resultado de interações ambientais e comportamentais.