Considerando a teoria de Jean Piaget, no desenvolvimento cognitivo, quando as crianças ...
Responda: Considerando a teoria de Jean Piaget, no desenvolvimento cognitivo, quando as crianças podem compreender o conceito de identidade e estão começando a compreender os relacionamentos causais, estão d...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Pré-operatório.
A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget divide o desenvolvimento infantil em quatro estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
No estágio pré-operatório, que ocorre aproximadamente entre 2 e 7 anos, as crianças começam a desenvolver a linguagem e a imaginação, mas ainda apresentam limitações em operações lógicas. Elas começam a compreender conceitos como identidade e causação, além de desenvolver habilidades de classificação e contagem.
No entanto, nesse estágio, as crianças ainda confundem realidade e fantasia, não compreendem a reversibilidade (a ideia de que uma ação pode ser desfeita) e têm dificuldade em entender as transformações lógicas. Também começam a desenvolver uma teoria da mente, ou seja, a capacidade de entender que outras pessoas têm pensamentos e crenças diferentes das suas.
O estágio sensório-motor (0 a 2 anos) é caracterizado pelo aprendizado através dos sentidos e ações motoras, sem ainda a capacidade de representação simbólica.
O estágio operatório concreto (7 a 11 anos) é quando a criança começa a pensar logicamente sobre objetos concretos e eventos, compreendendo reversibilidade e conservação.
O estágio operatório formal (a partir dos 12 anos) envolve pensamento abstrato e raciocínio hipotético.
Portanto, a descrição da questão corresponde ao estágio pré-operatório, confirmando que a alternativa correta é a letra a).
Checagem dupla: A descrição da teoria da mente e a confusão entre realidade e fantasia são características típicas do estágio pré-operatório, não do operatório concreto ou formal, que apresentam maior capacidade lógica e de abstração.
A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget divide o desenvolvimento infantil em quatro estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
No estágio pré-operatório, que ocorre aproximadamente entre 2 e 7 anos, as crianças começam a desenvolver a linguagem e a imaginação, mas ainda apresentam limitações em operações lógicas. Elas começam a compreender conceitos como identidade e causação, além de desenvolver habilidades de classificação e contagem.
No entanto, nesse estágio, as crianças ainda confundem realidade e fantasia, não compreendem a reversibilidade (a ideia de que uma ação pode ser desfeita) e têm dificuldade em entender as transformações lógicas. Também começam a desenvolver uma teoria da mente, ou seja, a capacidade de entender que outras pessoas têm pensamentos e crenças diferentes das suas.
O estágio sensório-motor (0 a 2 anos) é caracterizado pelo aprendizado através dos sentidos e ações motoras, sem ainda a capacidade de representação simbólica.
O estágio operatório concreto (7 a 11 anos) é quando a criança começa a pensar logicamente sobre objetos concretos e eventos, compreendendo reversibilidade e conservação.
O estágio operatório formal (a partir dos 12 anos) envolve pensamento abstrato e raciocínio hipotético.
Portanto, a descrição da questão corresponde ao estágio pré-operatório, confirmando que a alternativa correta é a letra a).
Checagem dupla: A descrição da teoria da mente e a confusão entre realidade e fantasia são características típicas do estágio pré-operatório, não do operatório concreto ou formal, que apresentam maior capacidade lógica e de abstração.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários