A função da educação infantil nas sociedades
contemporâneas é a de possibilitar a vivência em
comunidade, aprendendo a respeitar, a acolher e a
celebrar a diversidade dos demais, a sair da
percepção exclusiva do seu universo pessoal, assim
como a ver o mundo a partir do olhar do outro e da
compreensão de outros mundos sociais.
Ministério da Educação. Práticas Cotidianas na Educação Infantil:
Relatório de Pesquisa. Brasília: MEC, 2009. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.p
df. Acesso em: 12 maio 2024.
Na educação infantil, a organização do tempo e do
espaço consiste em:
✂️ a) Oferecer a oportunidade de momentos de troca
com outras crianças e de brincadeiras que
efetivamente promovam aprendizagens, garantindo
o desenvolvimento. ✂️ b) Revisar a organização das turmas apenas por
faixa etária variada e preferencialmente, propiciar
oportunidades de interações de crianças maiores. ✂️ c) Identificar os adultos que são responsáveis
diretos pelas crianças e assegurá-los cargos de
confiança na instituição, pois a escola precisa
compartilhar valores. ✂️ d) Credenciar creches e pré-escolas para a
demonstração de disponibilidade e interesse em
apresentarem-se para a sociedade, atendendo para
quem solicitem seus serviços. ✂️ e) Contato entre pessoas e grupos sociais, a relação
escola-família pode ser unidirecional. A escola e os
profissionais que nela atuam fiscalizam a
comunidade escolar.