Durante muito tempo a escola investiu naquilo
que hoje conhecemos como aprendizagem mecânica.
Mas o psicólogo estadunidense David Ausubel (1918-
2008) nos mostrou o contrário: que o aluno só assimila
de verdade e de forma permanente os conteúdos
quando ele os aprende de forma significativa, isto é,
com significado (MASINI E MOREIRA. Aprendizagem
significativa: condições para ocorrência e lacunas que
levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor, 2008).
Com base nessa distinção, julgue as características da
aprendizagem significativa apresentadas abaixo,
assinalando-as com V, se forem verdadeiras, ou F, se
forem falsas: ( ) Aprendizagem significativa é um processo
educativo pelo qual o aluno se apropria do
conhecimento sem a necessidade explícita de
compreensão do significado ou do contexto
completo e prévio das informações.
( ) Na aprendizagem significativa, as informações
são completamente compreendidas e integradas ao
conhecimento já adquirido, formando conexões que
enriquecem o repertório de conhecimentos dos
alunos.
( ) Uma característica fundamental do aprendizado
significativo é a capacidade de fazer conexões entre
os conceitos aprendidos e as situações reais da vida.
( ) Na aprendizagem significativa, haverá sempre o
concurso dos seguintes elementos: relevância
pessoal, pensamento crítico, memorização,
construção ativa e investimento na cópia.
Está correta a sequência indicada em:
✂️ a) F-F-V-V. ✂️ b) V-V-V-F. ✂️ c) F-V-F-V. ✂️ d) V-V-F-F. ✂️ e) F-V-V-F.