“As fontes para a obtenção de respostas e de conhecimentos sobre o mundo vão desde o ambiente
doméstico e a cultura regional, até a mídia e a cultura de massas. Portanto, as crianças chegam à
escola tendo um repertório de representações e explicações da realidade. É importante que tais
representações encontrem na sala de aula um lugar para manifestação, pois, além de constituírem
importante fator no processo de aprendizagem, poderão ser ampliadas, transformadas e
sistematizadas com a mediação do professor”. (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares
nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 45)
Em relação a citação acima, analise as afirmativas abaixo:
I. É papel da escola e do professor estimular os alunos a perguntarem e a buscarem respostas
sobre a vida humana, sobre os ambientes e recursos tecnológicos que fazem parte do cotidiano ou
que estejam distantes no tempo e no espaço.
II. As crianças pequenas compreendem e vivem a realidade natural e social do mesmo modo dos
adultos. III. Fora ou dentro da escola, as crianças emprestam magia, vontade e vida aos objetos e às coisas
da natureza ao elaborar suas explicações sobre o mundo.
IV. Por volta de oito anos as crianças passam a exibir um modo mais subjetivo e menos racional de
explicar os acontecimentos e as coisas do mundo.
Sobre as afirmativas acima, é correto afirmar:
✂️ a) Todas as afirmativas estão corretas; ✂️ b) Todas as afirmativas estão incorretas; ✂️ c) Apenas a afirmativa I está correta; ✂️ d) Apenas as afirmativas II e IV estão incorretas;