Em uma escola de Queimadas, PB, a
implementação de práticas inclusivas revelou desafios
tanto na adaptação do currículo quanto na formação
dos professores. A escola precisa garantir que todos os
alunos, independentemente de suas necessidades
educacionais especiais, possam aprender e participarplenamente do ambiente escolar. Considere as
assertivas a seguir:
1. A educação inclusiva pressupõe a adaptação
do currículo, dos métodos de ensino e dos
materiais didáticos, para atender às
necessidades específicas de cada aluno,
garantindo sua plena participação no processo
de aprendizagem.
2. A formação continuada dos professores é
fundamental para a implementação eficaz da
educação inclusiva, pois proporciona as
competências necessárias para lidar com a
diversidade de alunos.
3. A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) estabelece
que as escolas devem oferecer atendimento
educacional especializado aos alunos com
deficiência, preferencialmente na rede regular
de ensino.
4. A inclusão de alunos com necessidades
educacionais especiais é responsabilidade
exclusiva dos professores de apoio, não
exigindo modificações significativas no trabalho
pedagógico dos demais docentes.
5. A educação inclusiva deve promover não
apenas o acesso dos alunos com deficiência à
escola, mas também sua participação ativa e
significativa em todas as atividades escolares.
Alternativas:
✂️ a) As assertivas 1, 2 e 4 são corretas. ✂️ b) As assertivas 2, 3 e 5 são corretas. ✂️ c) Apenas as assertivas 1, 3 e 5 são corretas. ✂️ d) Apenas as assertivas 1, 4 e 5 são corretas. ✂️ e) Todas as assertivas são corretas.