Uma escola em Queimadas, PB, decidiu
implementar projetos interdisciplinares como parte de
sua metodologia de ensino, com o objetivo de tornar o
aprendizado mais significativo e conectado à realidade
dos alunos. Durante a implementação, os professores
enfrentaram desafios relacionados à coordenação entre
as disciplinas e à integração dos conteúdos. Sobre a
metodologia de projetos no cotidiano escolar, avalie as
assertivas a seguir:
1. A metodologia de projetos permite que os
alunos se tornem protagonistas do processo de
aprendizagem, ao explorar temas de interesse
que são significativos para sua realidade e que
conectam diferentes áreas do conhecimento.
2. Os projetos interdisciplinares devem ser
planejados e desenvolvidos de forma
colaborativa pelos professores de diferentes
disciplinas, para garantir a coerência e a
integração dos conteúdos.
3. A avaliação dos projetos deve focar não apenas
nos produtos finais, mas também nos
processos de aprendizagem, incentivando a
reflexão crítica e o desenvolvimento de
habilidades como autonomia e trabalho em
equipe.
4. A metodologia de projetos é particularmente
eficaz em disciplinas de ciências exatas, como
matemática e física, mas pode ser menos
aplicável em áreas como artes e educação
física.
5. A implementação de projetos interdisciplinares
requer uma reorganização do tempo e dos
espaços escolares, além de um planejamento
detalhado e flexível que permita ajustes
conforme o andamento do projeto.
Alternativas:
✂️ a) As assertivas 1, 2 e 5 são corretas. ✂️ b) As assertivas 2, 3 e 4 são corretas. ✂️ c) Apenas as assertivas 1, 3 e 4 são corretas. ✂️ d) Apenas as assertivas 2, 4 e 5 são corretas. ✂️ e) Todas as assertivas são corretas.