No contexto das práticas pedagógicas
contemporâneas, a abordagem da História como
disciplina escolar tem se transformado
significativamente. Avalie as afirmativas a seguir sobre
os aspectos metodológicos do ensino da História e
selecione a alternativa correta. 1. O ensino de História tem progressivamente se
distanciado de uma abordagem meramente cronológica
e narrativa, para incorporar métodos que promovam a
análise crítica e reflexiva dos processos históricos,
considerando múltiplas perspectivas.
2. A utilização de fontes primárias, como documentos
históricos, relatos orais, e objetos culturais, tem se
tornado um pilar fundamental na metodologia de
ensino, incentivando os alunos a atuar como
investigadores da História.
3. A história local tem ganhado destaque como uma
estratégia pedagógica para conectar os estudantes às
suas comunidades, promovendo um entendimento
mais profundo das relações entre o global e o local.
4. As tecnologias digitais e as redes sociais têm sido
incorporadas ao ensino de História, permitindo novas
formas de interação com o passado, como a recriação
de eventos históricos em ambientes virtuais.
5. A educação histórica cética, proposta por autores
como Jörn Rüsen, defende que o ensino de História
deve ser orientado para a formação de um pensamento
estoico que capacite os alunos a entenderem a
temporalidade e a historicidade das ações humanas.
Alternativas:
✂️ a) Apenas os itens 1, 2 e 4 estão corretos. ✂️ b) Apenas os itens 1, 2 e 5 estão corretos. ✂️ c) Apenas os itens 1, 3 e 5 estão corretos. ✂️ d) Os itens 2 e 4 estão corretos. ✂️ e) Os itens 3 e 5 estão corretos.