De acordo com informações obtidas a partir do
portal da Base Nacional Comum Curricular previa-se
que até 2020, todas as escolas brasileiras deveriam
contemplar as competências socioemocionais em seus
currículos. Afirma-se na referida página virtual que
“segundo CASEL, a educação socioemocional refere-se
ao processo de entendimento e manejo das emoções,
com empatia e pela tomada de decisão responsável.
Para que isso ocorra, é fundamental a promoção da
educação socioemocional nas mais diferentes situações,
dentro e fora da escola, pelo desenvolvimento das cinco
competências [...]”.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-depraticas/aprofundamentos/195-competencias-socioemocionais-como-fator-de-protecao-a-saudemental-e-ao-bullying. Acesso em 26/4/2024.
Marque a alternativa que refere-se corretamente às
cinco competências mencionadas no texto acima:
✂️ a) Perícia, Prudência, Resignação, Resiliência e
Procrastinação. ✂️ b) Aprender a ser, Aprender a viver juntos, Aprender a
Aprender, Aprender a fazer, Aprender a sentir. ✂️ c) Autoconsciência; Autogestão; Consciência social;
Habilidades de relacionamento; e Tomada de decisão
responsável. ✂️ d) Equilíbrio, Perspicácia, Autoeducação,
Autoconhecimento e Cooperativismo.