Na semana de aperfeiçoamento docente para o ensino básico da Escola Horizonte do Saber, durante um grupo de discussão
sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, os professores debateram os aspectos cognitivos da leitura e três deles se
posicionaram do seguinte modo:
I. A professora Ana afirmou que, ao interpretar um texto, sempre considera o conhecimento prévio dos alunos, priorizando
não só o que eles, enquanto leitores, já conhecem, mas também o conhecimento acumulado ao longo da vida, além de
acionar os conhecimentos linguísticos e textuais durante a leitura.
II. O professor Bruno mencionou que diversos coeficientes de conhecimento são acionados durante a leitura. Por isso, ele
incentiva seus alunos a fazerem inferências por conta própria enquanto leem, evitando interferir nas conclusões deles.
III. A professora Camila disse que avalia mais os conhecimentos linguísticos e textuais do que o conhecimento de mundo dos
alunos, pois esses são os elementos que precisam ser ativados para que o leitor compreenda o que está lendo.
Com base nas concepções sobre as relações entre texto e leitor, é correto o que se afirma apenas em
✂️ a) I. ✂️ b) III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) II e III.