“[...] as citações dos profetas incluídas nos evangelhos abriram uma gama de possibilidades
icônicas de todo imprevisíveis”.
Texto extraído de: GINZBURG, Carlo. Olhos de madeira : nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia
das Letras, 2001, p. 116.
No capítulo Ecce, da mencionada obra, o historiador italiano propõe-se a contatar as análises
sobre o Novo Testamento e a iconografia cristã. Sobre essa proposta analítica e suas
conclusões, é CORRETO afirmar:
✂️ a) As narrações sobre Jesus nos evangelhos têm como base as citações de profetas da tradição
judaica, o que é indício de que, em seu início, o cristianismo não sofreu influência da cultura grega. ✂️ b) Logo nos primeiros anos do cristianismo, fizeram-se presentes representações imagéticas (esculturas e gravuras) de passagens da bíblia e da vida de santos. ✂️ c) As resistências do clero, nos primeiros séculos do cristianismo, em representar Cristo e passagens da bíblia em imagens (gravuras e esculturas), indicam a influência da cultura grega na tradição cristã. ✂️ d) Nos séculos V e VI, a iconografia cristã foi marcada por imagens cultuais com conteúdo narrativo escasso ou inexistente. ✂️ e) A iconografia cristã na antiguidade foi marcada por uma ruptura em relação à tradição profética judaica, por conta da influência da cultura grega sobre o cristianismo.