Considere o seguinte trecho adaptado de Gadotti
(1994):
Todo projeto supõe rupturas com o presente e
promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar
um estado confortável para arriscar-se, atravessar um
período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade
em função da promessa de que cada projeto contém um
estado melhor do que o presente. Um projeto educativo
pode ser tomado como promessa frente a determinadas
rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de
ação possível, comprometendo seus atores e autores.
Diante da reflexão do autor, destaca-se o Projeto
Político-Pedagógico,
enquanto
planejamento que:
✂️ a) contribui, administrativamente, com o exercício de
uma gestão centrada no alcance de objetivos de
aprendizagem e nas metas de melhoria dos
indicadores educacionais. ✂️ b) constitui um processo de racionalização técnico
burocrática dos meios e dos recursos materiais e
financeiros da escola. ✂️ c) oferece um alto grau de certeza e objetividade às
ações, prescindindo de processo de avaliação
contínua. ✂️ d) requer um diagnóstico real, a partir do qual se
estabelecem metas, estratégias, ações, com
prazos e equipes envolvidas, para o alcance dos
objetivos que se quer alcançar. ✂️ e) se caracteriza como um plano que prevê todas as
necessidades do processo educativo escolar,
afastando possibilidades de ações emergenciais.