A educação vem passando por grandes transformações e as instituições de ensino estão sendo intimadas a repensarem suas
práticas de ensino e metodologias de aprendizagem. Nesse sentido, as metodologias ativas estão alinhadas com a educação
na contemporaneidade e vêm sendo impulsionadas em conjunto a novas práticas, mediadas pelo uso de tecnologias. Elas
representam uma abordagem pedagógica que coloca o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem, promovendo sua atuação como protagonista de sua experiência educativa. Considerando as implicações pedagógicas no uso das
metodologias ativas, podemos afirmar que:
✂️ a) Embora coloquem o aluno como protagonista, dependem de uma estrutura predeterminada de atividades, que dita a
personalização da aprendizagem e a flexibilidade dos conteúdos a serem explorados. ✂️ b) Concentram-se principalmente em criar um ambiente colaborativo, mas tendem a negligenciar a importância da autonomia
individual, dificultando a adaptação de estudantes com diferentes estilos de aprendizagem. ✂️ c) Seu sucesso está intrinsicamente ligado ao uso de novas tecnologias, uma vez que a interação digital é o meio eficiente para
garantir o protagonismo dos alunos no processo educacional por meio de trilhas individuais de aprendizagem. ✂️ d) Seu conceito está mais relacionado a uma abordagem pedagógica, que busca envolver o estudante em sua própria
aprendizagem, sendo menos sobre a aplicação de métodos específicos e mais sobre a mudança de paradigma em relação ao
papel do aluno no processo educativo.