Texto associado. A questão se refere ao Núcleo Comum, aplicável a todos os eixos tecnológicos da Educação Profissional.
Uma jovem de 17 anos, que sempre se interessou por tecnologia e educação, observando a dificuldade de seus colegas em
aprender matemática, decidiu criar uma plataforma digital para oferecer tutoria on-line personalizada. Utilizando sua
habilidade em programação, desenvolveu o site e, com a ajuda de amigos, começou a fornecer tutoria gratuita para estudantes de sua escola. Com o tempo, a plataforma ganhou popularidade e ela percebeu que poderia transformar a ideia em
um negócio sustentável, oferecendo serviços pagos de tutoria e expandindo o conteúdo para outras matérias. Ela buscou
orientação de profissionais, participou de programas de mentoria e conseguiu um pequeno financiamento para aprimorar a
plataforma e contratar mais tutores. O exemplo de protagonismo juvenil e empreendedorismo é mais bem descrito em:
✂️ a) Desistiu do projeto ao perceber que seria difícil conciliar os estudos com a gestão do negócio e da plataforma. ✂️ b) Preferiu continuar oferecendo os serviços gratuitamente, sem buscar expansão ou sustentabilidade para o projeto. ✂️ c) Delegou todas as responsabilidades para seus amigos, sem buscar desenvolver suas habilidades de liderança e expandir a ideia. ✂️ d) Identificou uma oportunidade e transformou-a na solução de um negócio escalável para determinado problema local,
mostrando liderança e iniciativa.