O desenvolvimento de competências socioemocionais pode ser um forte aliado e impulsionador da implementação da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas. Ao lado de outras estratégias, o trabalho com o socioemocional auxilia tanto
para a aprendizagem quanto para o desenvolvimento pleno defendido pela Base. Com clareza sobre quais competências
socioemocionais são mobilizadas em cada competência geral, os professores podem realizar um trabalho intencional que
contribua para promover as competências gerais e também levar a educação integral ao cotidiano da escola. A BNCC colabora
com essa perspectiva ao reconhecer e acolher as singularidades e diversidades de todos os estudantes. Para que todas as
escolas do país garantam oportunidades pedagógicas para o desenvolvimento pleno dos estudantes, a BNCC estabeleceu um
conjunto de dez competências gerais. Ao desenvolver a 10 – “Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários”, o professor poderá mobilizar em seus alunos as competências socioemocionais, com EXCEÇÃO de
uma; assinale-a.
a) Empatia.
b) Iniciativa social.
c) Tolerância ao estresse.
d) Curiosidade para aprender.