O avanço na compreensão dos mecanismos envolvidos no processo de aprendizagem e a reflexão sobre os desafios impostos pelo
mundo contemporâneo indicaram a necessidade de considerar concepções mais sistêmicas e complexas, no que se refere à
construção do conhecimento e à formação humana. Nessa direção, os currículos transcenderam à mera seleção dos conteúdos a
serem ensinados para instituir princípios que orientassem a intencionalidade do tratamento pedagógico e promovessem a formação
de um sujeito capaz de intervir em seu meio social. (…) Assim, a Teoria da Aprendizagem Significativa foi proposta por David Ausubel
(1918-2008) em 1963, na obra The Psychology of Meaningful Verbal Learning .
(Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/. Acesso em: julho de 2024. Adaptado.)
Considerando o exposto, infere-se que de acordo com a teria de Ausubel pode-se afirmar que:
I. É um processo no qual ocorre a interação de uma nova informação com a estrutura cognitiva do aluno, indicando que o
conhecimento prévio deve ser o ponto de partida de novas aprendizagens, servindo como âncora um subsunçor. II. Enfatiza a construção ativa do conhecimento pelo aluno através da interação com o ambiente. Ele acredita que as crianças
constroem ativamente suas próprias representações mentais do mundo através de processos como assimilação e
acomodação. III. É papel do professor facilitar a aprendizagem, organizando a de forma clara através de metodologias coerentes que super a
transmissão mecânica de conhecimentos e a formação tecnicista em direção a suas práxis pedagógicas, com vistas à
formação de um sujeito ético, reflexivo e humanizado.
Está correto o que afirma em
✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas.