O processamento auditivo central (PAC) envolve uma série de habilidades auditivas complexas que são essenciais para a
correta interpretação dos sons pelo sistema nervoso central. Dificuldades no PAC podem resultar em comprometimentos
significativos na linguagem, aprendizagem e comunicação, conforme destacado por Pereira e Schochat (2011). As técnicas de
avaliação do PAC devem ser abrangentes e baseadas em evidências científicas para proporcionar um diagnóstico preciso.
Considerando a importância de uma avaliação detalhada e multidimensional do PAC, avalie as seguintes estratégias e assinale
a alternativa que reflete uma abordagem de avaliação integrada e baseada em evidências para identificar Transtorno do
Processamento Auditivo Central (TPAC), levando em consideração fatores cognitivos, perceptuais e contextuais.
✂️ a) Utilização de uma bateria de testes que inclui o Teste de Padrão de Frequência, Teste de Fusão Binaural e Teste de FiguraFundo Auditiva, complementada por exames eletrofisiológicos como Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico
(PEATE), sem considerar aspectos anamnésicos ou comportamentais. ✂️ b) Aplicação de uma abordagem multimodal que engloba uma bateria de testes comportamentais (Teste de Padrão de
Duração, Teste de Localização Sonora, Teste de Fala com Ruído), exames eletrofisiológicos (PEATE, Potenciais Evocados
Auditivos de Longa Latência), análise detalhada da história clínica e utilização de questionários de autoavaliação e relatórios escolares. ✂️ c) Foco exclusivo em testes comportamentais específicos, como Teste de Máscara Simultânea e Teste de Dissílabos Alternados, sem a inclusão de exames eletrofisiológicos ou questionários de autoavaliação. ✂️ d) Realização de exames de imagem cerebral, como ressonância magnética funcional (fMRI), para identificar áreas cerebrais
envolvidas no processamento auditivo, combinada apenas com a aplicação do Teste de Fala no Silêncio.