Os atrasos de linguagem podem ser resultado de uma complexa interação entre fatores anatomofisiológicos e contextuais,
influenciando profundamente o desenvolvimento comunicativo das crianças. Bishop (2014), destaca que uma compreensão
aprofundada desses atrasos deve considerar a conectividade neural, a interação entre diferentes áreas cerebrais e os contextos pragmáticos de uso da linguagem. A partir dessa perspectiva, analise as afirmações a seguir acerca dos aspectos teóricos
anatomofisiológicos e os atrasos de linguagem, considerando a integração de conhecimentos neurológicos, psicológicos e
pragmáticos, e assinale a alternativa que reflete uma abordagem abrangente e cientificamente fundamentada.
✂️ a) A hipótese de que atrasos de linguagem são causados exclusivamente por disfunções nos lobos temporais do cérebro,
ignorando a contribuição das redes neurais integradas e da plasticidade cerebral durante a infância. ✂️ b) A teoria que propõe que os atrasos de linguagem resultam de uma interação complexa entre conectividade neural disfuncional em várias regiões corticais e subcorticais e a qualidade das interações sociais e linguísticas, enfatizando a importância de intervenções contextuais e ecológicas. ✂️ c) A suposição de que os atrasos de linguagem podem ser atribuídos unicamente a déficits na percepção auditiva, sem considerar a influência de habilidades motoras, cognitivas e contextuais no desenvolvimento da linguagem. ✂️ d) A visão de que os atrasos de linguagem são primariamente de origem genética, minimizando o papel das intervenções terapêuticas precoces e do enriquecimento do ambiente linguístico na plasticidade neural e na recuperação das habilidades
linguísticas.