A partir da situação hipotética a seguir, respondaao que se pede:
A pedagoga Aline não sabe mais o que fazer com o aluno Felipe.As queixas dos professores são diversas: mostra-seum adolescente agressivo e com um palavreado inadequado com todos na escola. Quandocontrariado, secomporta com violência, falandopalavrões, chutando cadeirase promovendo ameaças.A pedagoga já foiinformada que esse comportamentotambém é comum no entornodaescolae em outros momentos de entrada esaída das aulas. Para complementara situação, Felipe mostra completo desinteresse em relação às atividadespropostas pelos professores, mantendo comportamento cínico e dissimulado em sala de aula.
A violência é caracterizada, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), como sendo o usointencional daforça física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio,contra outra pessoa, ou contra um grupo ou umacomunidade, que resulte ou tenha grandepossibilidade de resultar em lesão,morte, dano psicológico, deficiência dedesenvolvimento ou privação.
Sobre o tema, analise as alternativas abaixo e assinale a alternativaCORRETA.
✂️ a) A violência interpessoal no ambiente escolar não é perceptívelna escola, tendo em vista que ela é caracterizada
pela violência de uma pessoa contra outra e ocorre ao nível familiar e comunitário. ✂️ b) A transformação da agressividade em violência éum processonatural, e se uma criança ou adolescente éagressivo, consequentemente ele adotará uma atitude violenta.A escola precisa estar atenta a esses casos. ✂️ c) Diante do caso narrado, podemos considerar que o adolescenteviveu em um ambiente familiar e comunitário deviolência interpessoal.A faltade atençãoe negligências aprofunda ese reproduz por meio das raízes culturais. ✂️ d) Outro aspecto presente neste caso é a situaçãode violência no entorno do localde moradia e da escola queesse adolescente frequenta, que pouco interfere em seu comportamento. ✂️ e) Considerando os tipos de violência existentes,o relato acima só não evidencia a violência estrutural.