Normalmente, os indivíduos dentro do Transtorno do Espectro Autista reagem de forma aversiva a estímulos sensoriais, dificultando a abordagem por parte do profissional. Durante o atendimento de um paciente autista, algumas condutas devem ser seguidas, a fim de estabelecer uma comunicação, um entendimento entre o profissional e o paciente, sem ocasionar a desregulação deste último e oportunizando um atendimento exitoso. Nas alternativas abaixo, marque a única opção CORRETA.
a) A linguagem corporal e as expressões faciais devem ser evitadas, pois constrangem o paciente e não auxiliam na interação profissional paciente.
b) Todos os membros da equipe não devem saber que será atendido um paciente com deficiência. Dessa forma, evitam-se constrangimentos no atendimento deste paciente.
c) Elevar a voz para que o paciente preste atenção nas informações repassadas pelo profissional.
d) A atenção integral à saúde da pessoa com deficiência é possível sem profissionais de saúde treinados e/ou capacitados e sem qualquer ponto de atenção da rede de saúde articulados em todo território nacional.
e) O Uso de comunicação alternativa para pacientes não-verbais, como o uso do PECS (Picture Exchange Communication System) ou PODD (Pragmatic Organization Dynamic Display) pode ajudar o paciente a ter entendimento do momento que está passando.