Considerando a complexidade do cotidiano escolar e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes, a abordagem de Henri Wallon sobre a integração entre os aspectos afetivos, cognitivos e motores surge como um referencial teórico importante. Com base nessa perspectiva, avalie as afirmativas a seguir no contexto de uma escola que promove atividades lúdicas integradas ao currículo, assinalando a CORRETA.
✂️ a) O envolvimento emocional dos estudantes durante atividades lúdicas não influencia significativamente seu engajamento ou desempenho acadêmico, sendo um aspecto secundário no processo educacional. ✂️ b) As atividades lúdicas, ao focarem principalmente no aspecto motor, têm impacto limitado no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, contribuindo apenas para a melhoria da coordenação física. ✂️ c) Atividades lúdicas que integram desafios cognitivos, interações sociais e expressão de emoções promovem uma educação holística, alinhando-se com a teoria walloniana de desenvolvimento integrado. ✂️ d) A valorização das atividades lúdicas no ambiente escolar, embora possa enriquecer a experiência educacional, desvia o foco dos objetivos curriculares essenciais, limitando o desenvolvimento acadêmico.