Considerando a complexidade do cotidiano escolar e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes, a abordagem de Henri Wallon sobre a integração entre os aspectos afetivos, cognitivos e motores surge como um referencial teórico importante. Com base nessa perspectiva, avalie as afirmativas a seguir no contexto de uma escola que promove atividades lúdicas integradas ao currículo, assinalando a CORRETA.
a) O envolvimento emocional dos estudantes durante atividades lúdicas não influencia significativamente seu engajamento ou desempenho acadêmico, sendo um aspecto secundário no processo educacional.
b) As atividades lúdicas, ao focarem principalmente no aspecto motor, têm impacto limitado no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, contribuindo apenas para a melhoria da coordenação física.
c) Atividades lúdicas que integram desafios cognitivos, interações sociais e expressão de emoções promovem uma educação holística, alinhando-se com a teoria walloniana de desenvolvimento integrado.
d) A valorização das atividades lúdicas no ambiente escolar, embora possa enriquecer a experiência educacional, desvia o foco dos objetivos curriculares essenciais, limitando o desenvolvimento acadêmico.