O universo do ensino apresenta, periodicamente, novos conceitos
que buscam aprimorar a experiência de ensino-aprendizagem. Um
conteúdo que, atualmente, tem obtido destaque é o da pedagogia
do multiletramento. Em relação às suas características principais,
podemos afirmar que o multiletramento
a) ignora as culturas de referência dos estudantes, e se baseia nas
diferentes mídias e linguagens reconhecidas socialmente, em
busca de um enfoque majoritário, de maneira a cristalizar seu
repertório em direção a outros letramentos.
b) parte da cultura majoritariamente reconhecida na sociedade,
e se baseia nas diferentes mídias e linguagens ensinadas na
escola, em busca de um enfoque único e aprovado pelo poder
público, de maneira a ampliar seu repertório na direção dos
letramentos permitidos.
c) prioriza as culturas de referência dos estudantes e das
diferentes mídias e linguagens ensinadas na escola, e se baseia
nas diferentes mídias e linguagens reconhecidas socialmente,
em busca de um enfoque crítico e plural, direcionando seu
repertório na direção de outros letramentos.
d) suprime as culturas de referência dos estudantes e ignora as
diferentes mídias e linguagens conhecidas por eles, em busca
de um enfoque conservador e único, de maneira a manter o
seu repertório na direção dos letramentos considerados
canônicos.
e) parte das culturas de referência dos estudantes e das
diferentes mídias e linguagens conhecidas por eles, em busca
de um enfoque crítico e plural, de maneira a ampliar seu
repertório na direção de outros letramentos.