O Currículo Paulista – etapa Ensino Médio apresenta alguns
pressupostos em seu texto, cuja função é orientar as propostas
pedagógicas das escolas. A respeito dos princípios que orientam o
Currículo Paulista, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para
verdadeira e (F) para falsa.
( ) Todos podem aprender, mas é necessário que se adequem às
estratégias metodológicas pré definidas nos documentos
oficiais.
( ) É importante buscar caminhos para consolidar os saberes
específicos de cada um dos componentes curriculares, sem
ceder à pressão social que busca integrá-los a qualquer custo.
( ) Práticas pedagógicas que consideram o estudante em sua
integralidade são opostas às práticas que normatizam
comportamentos, impõem rótulos ou tentam moldar os
estudantes a um modelo ideal de pessoa.
( ) No Ensino Médio, é necessário adotar estratégias
metodológicas que promovam o protagonismo e a autonomia
dos estudantes.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
a) V, F, F, V.
b) F, F, V, V.
c) F, V, V, F.
d) V, V, F, F.
e) F, F, V, F.