Os princípios que orientam o Currículo Paulista – etapa Ensino
Médio tem como função principal orientar as propostas
pedagógicas das escolas. A respeito dos pressupostos que
orientam o Currículo Paulista, analise as afirmativas a seguir e
assinale (V) para a verdadeira ou (F) para a falsa.
( ) É fundamental considerar o contexto em que a escola está
inserida com foco em promover sentido ao que se aprende e
favorecer o protagonismo do estudante em sua aprendizagem
e na construção de seu projeto de vida.
( ) O Currículo Paulista apresenta possibilidades de fomentar a
busca por soluções metodológicas que mantenham a
fragmentação curricular, promovendo formas nas quais os
objetos de conhecimento não se relacionem, impedindo assim
que se integrem e interajam nas áreas e entre as áreas do
conhecimento.
( ) As práticas educativas devem promover o aprendizado em
torno da realidade vivenciada pelo estudante, por meio dos
conhecimentos teoricamente sistematizados, de preferência
sobre questões problematizadas a partir do cotidiano em que
o jovem está inserido, mobilizando diferentes saberes.
( ) A aprendizagem passa a ter maior significado, a partir do
momento em que organiza propostas que possibilitam a
integração entre os componentes curriculares, para que os
conhecimentos sejam desenvolvidos de forma integrada, e,
assim tenham mais sentido para o jovem.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
✂️ a) V, F, F, V. ✂️ b) F, F, V, V. ✂️ c) F, V, V, F. ✂️ d) V, F, V, V. ✂️ e) F, F, V, F.