Uma boa elaboração de estratégia de marketing inicia-se compreendendo os consumidores e o mercado. O gestor deve saber qual seu mercado alvo e qual cliente pretende atender. Uma estratégia de inovação pode ser compreendida pela seguinte afirmação:
✂️ a) Tornar-se um produtor com custos baixos de produtos e serviços, ou seja, preço ajustado ao cliente. ✂️ b) Desenvolver maneiras para diferenciar os produtos, o serviço de uma empresa dos seus competidores ou reduzir a vantagem de diferenciação dos concorrentes. Isso permitirá que a empresa obtenha uma vantagem competitiva em um segmento particular do mercado. ✂️ c) Fazer com que a capacidade de produzir produtos ou serviços da empresa cresça significativamente, expandir para o mercado global, diversificar produtos e serviços. ✂️ d) Encontrar novas maneiras de fazer negócios. Isso pode significar desenvolver produtos e serviços exclusivos ou entrar em mercados ou nichos também exclusivos. ✂️ e) Estabelecer novas uniões e alianças com clientes, fornecedores, competidores, consultores e outras empresas. Essas associações podem incluir fusões, aquisições, associações, criação de “empresas virtuais” ou outros acordos de marketing, produção ou distribuição entre a empresa e seus parceiros de negócio.