Entre as 10 competências gerais definidas pela BNCC, encontra-se
a seguinte: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva
e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se
comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e
autoria na vida pessoal e coletiva” (BNCC, 2018). Considerando
que uma das estratégias para o Ensino da Matemática, além das
tarefas investigativas, é o uso de tecnologias digitais, associe as
duas colunas, relacionando os recursos tecnológicos à sua
utilização nas aulas de matemática.
1. Scratch.
2. QR Code.
3. E-book.
4. Podcast.
( ) Sistema de autoria multimídia, software aberto, que permite a
criação de jogos, histórias, entre outros, por meio de
programação em blocos.
( ) Armazena o conteúdo e pode ser acessado por dispositivos
eletrônicos, on-line e off-line, com recursos interativos.
( ) Código visual de resposta rápida, que pode ser usado como
acesso a conteúdo complementar por meios digitais
disponibilizados nos materiais.
( ) Material em áudio, disponível em sites e plataformas, para
compartilhamento de conteúdo.
A sequência correta dessa associação é:
✂️ a) 1, 2, 3, 4. ✂️ b) 2, 3, 4, 1. ✂️ c) 1, 3, 2, 4. ✂️ d) 4, 1, 2, 3. ✂️ e) 3, 1, 2, 4.