Em certa escola do ensino fundamental, o professor Carlos percebe que seus alunos estão tendo dificuldades em se
comportar adequadamente durante as aulas de matemática. Para melhorar o comportamento e aumentar o engajamento
dos alunos, ele decide implementar um sistema de recompensas. Toda vez que um aluno responde corretamente a uma
pergunta ou se comporta de maneira exemplar, ele recebe um adesivo dourado. Ao acumular cinco adesivos, o aluno pode
trocar por um pequeno prêmio, como um lápis colorido ou um marcador de livros. Essa estratégia adotada pelo professor
Carlos se baseia na teoria
✂️ a) cognitivista de Jean Piaget, pois promove a construção ativa do conhecimento através de estágios de desenvolvimento
cognitivo, ajustando as recompensas ao nível de compreensão dos alunos. ✂️ b) comportamentalista de B.F. Skinner, pois segue os princípios do condicionamento operante, em que as ações dos alunos são
seguidas por consequências positivas, fortalecendo esses comportamentos. ✂️ c) de Aprendizagem Social de Albert Bandura, pois foca na aprendizagem através da observação e imitação de comportamentos, em que os alunos aprendem observando os colegas que recebem adesivos. ✂️ d) sociointeracionista de Lev Vygotsky, pois valoriza a importância da interação social e da mediação do professor, destacando
o papel do ambiente colaborativo e das recompensas coletivas na aprendizagem.