A Escola Municipal Esperança, localizada em uma área urbana diversificada, tem se esforçado para promover um ambiente
inclusivo e equitativo para todos os alunos. No primeiro semestre do ano letivo, a escola lançou um projeto intitulado “Igualdade de Gênero na Educação”, cujo objetivo é integrar discussões sobre igualdade de gênero em todas as disciplinas e criar
um ambiente escolar que respeite e valorize a diversidade. No entanto, a implementação desse projeto tem encontrado
resistência de alguns setores da comunidade escolar, que acreditam que essas discussões não são apropriadas para o ambiente educacional. Diante disso, a escola busca formas de conscientizar e sensibilizar todos os envolvidos sobre a importância da igualdade de gênero no contexto educacional. Considerando a legislação brasileira e as diretrizes educacionais
sobre igualdade de gênero, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) prevê que a educação deve ser promovida de forma a garantir a
igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, sem discriminação de qualquer natureza.
( ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) incluem a temática da igualdade de gênero como um eixo transversal,
incentivando que todas as áreas do conhecimento abordem questões relacionadas aos direitos humanos e à diversidade de
gênero.
( ) A promoção da igualdade de gênero na escola deve ser limitada às aulas de educação física, uma vez que tal disciplina
gera mais oportunidades de debates dessa natureza.
( ) O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura que todas as crianças e adolescentes têm direito à proteção contra
qualquer forma de discriminação, incluindo a discriminação de gênero.
A sequência está correta em
✂️ a) V, V, V, V. ✂️ b) F, F, F, F. ✂️ c) F, F, V, F. ✂️ d) V, V, F, V.