A produção textual é um dos eixos estruturantes do Currículo do Estado de Pernambuco, no que se refere ao ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental. A respeito deste eixo, é correto afirmar que as estratégias didáticas devem
✂️ a) priorizar a produção de textos escritos, de diferentes gêneros, em conformidade com a escolha curricular pelo enfoque na cultura escrita, a qual é muito presente no cotidiano dos estudantes. ✂️ b) preocupar-se com os contextos (finalidades, interlocutores, suportes, recursos) e com os processos de produção (planejamento, textualização e revisão, reescrita/edição) dos textos. ✂️ c) envolver propostas de produção de textos (orais e/ou escritos) que sejam adequados à etapa de escolarização, evitando a necessidade de reescrita e correções baseadas em aspectos gramaticais. ✂️ d) favorecer a criação de novos gêneros textuais por parte dos estudantes, priorizando a originalidade e evitando o ensino de gêneros ligados a práticas de escrita consolidadas. ✂️ e) privilegiar as produções literárias de elevado valor estético (poemas, romances, contos), de modo a contribuir para o desenvolvimento de competências linguísticas mais complexas.