O currículo é a concretização, a viabilização
das intenções e orientações expressas no projeto
pedagógico. Há muitas definições de currículo:
conjunto de disciplinas; resultados de aprendizagem pretendidos; experiências que devem ser proporcionadas aos estudantes; princípios orientadores da prática, seleção e organização da cultura. No
geral, compreende-se o currículo como um modo
de seleção da cultura produzida pela sociedade,
para a formação dos alunos; é tudo o que se espera
que seja aprendido e ensinado na escola. (Libâneo,
Toschi, 2012, p. 489).
Há, pelo menos, três tipos de manifestações: currículo formal, currículo real e currículo oculto. A
esse respeito, assinale a alternativa correta:
✂️ a) O currículo formal ou oficial é aquele estabelecido pelos professores, respeitando as
diretrizes curriculares nos objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo,
bem como o Projeto Político Pedagógico.
O exemplo de currículo formal ou oficial do
IFSP é chamado de Plano de Ensino. ✂️ b) O currículo real é aquele que de fato acontece na sala de aula, em decorrência de um
projeto pedagógico e dos planos de ensino.
É tanto o que sai das ideias e da prática dos
professores, da percepção e do uso que eles
fazem do currículo formal, quanto o quefica na percepção dos alunos. Alguns autores chamam de experienciado o currículo
tal qual é internalizado pelos alunos. É importante ter claro que, muitas vezes, o que é
realmente aprendido, compreendido e retido
pelos alunos não corresponde ao que os professores ensinam ou creem estar ensinando. ✂️ c) O currículo oculto refere-se àquelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o
trabalho dos professores e são provenientes da
interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade. É chamado de oculto porque não aparece
no planejamento, embora constitua importante fator de aprendizagem. Podemos chamar o
currículo oculto de currículo de referência. ✂️ d) A distinção entre os vários níveis de currículo serve para mostrar que aquilo que os alunos aprendem na escola ou deixam de aprender depende apenas das disciplinas previstas
na grade curricular.