Sobre arte e cultura, considere as reflexões antropológicas a
seguir.
I. Para Marcel Mauss, um objeto de arte é por definição, um
objeto definido como tal por um determinado grupo.
II. Para Clifford Geertz, a teoria da arte se integra a uma teoria
do simbólico, pois o homem é dirigido por padrões culturais -
sistemas organizados de símbolos significantes.
Adaptado de DAMISCH, Hubert, Arte, in Enciclopédia Einaudi, vol. 3, Lisboa: Imprensa
nacional, 1984.
A respeito da relação entre arte, cultura e educação, assinale a
afirmativa que está de acordo com as perspectivas antropológicas
citadas.
a) A arte é considerada expressão da capacidade simbólica,
condição da natureza humana, que se constrói e resulta da
cultura.
b) Arte e cultura são fenômenos compreendidos com base na
matriz clássica de racionalidade objetiva cartesiana.
c) A criação é uma componente presente em todas as culturas,
sendo inata e universal quanto aos seus valores em todas as
sociedades.
d) A arte singular de cada sociedade permite acessar os
respectivos sistemas simbólicos, os quais traduzem níveis
diferenciados de cultura.
e) A concepção antropológica da arte privilegia a infância
humana como produtora de arte, por permitir o exercício livre
da capacidade simbólica o mundo real.