Considerando comparativamente os Parâmetros Curriculares
Nacionais de Arte (PCNs, 1997) e a Base Nacional Comum
Curricular para o Ensino Fundamental 1 (BNCC, 2017), assinale a
afirmativa que identifica corretamente aspectos curriculares
relativos ao ensino de Arte nos documentos citados.
✂️ a) Na BNCC, a Arte é tratada como área de conhecimento em
igualdade com as demais áreas (Ciências, Educação Física,
Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática), como já
era proposto nos PCNs. ✂️ b) Os eixos de aprendizagem significativa em Arte nos PCNs são
fazer, fruir e refletir sobre a produção social e histórica da Arte,
enquanto a BNCC propõe as dimensões criação, estética,
expressão, conhecimento e reflexão. ✂️ c) Os PCNs e a BNCC pautam-se na Abordagem Triangular e, por
isso, retomam o modelo modernista de ensino da Arte, voltado
essencialmente para o domínio técnico e pela articulação
entre o fazer e sua contextualização. ✂️ d) A unidade temática Artes Integradas, criada na BNCC e
inexistente nos PCNs, objetiva integrar as Artes Visuais, a
Dança, a Música e o Teatro com as tecnologias da informação
e da comunicação. ✂️ e) Nos dois documentos, as habilidades são os temas
selecionados pelos professores dentre os conhecimentos
artísticos e estéticos produzidos historicamente pela
humanidade nas diversas linguagens artísticas.