As teorias de Henri Wallon e Jean Piaget
apresentam perspectivas diferentes sobre o
desenvolvimento infantil, embora compartilhem
algumas semelhanças. Enquanto Piaget foca nos
estágios do desenvolvimento cognitivo, Wallon
enfatiza uma abordagem mais integrada, que
envolve aspectos afetivos, motores e sociais. Qual
das alternativas abaixo descreve corretamente uma
diferença fundamental entre as teorias de Wallon e
Piaget?
a) Para Piaget, o desenvolvimento infantil é
impulsionado principalmente pelas interações
emocionais, enquanto Wallon acredita que os
aspectos cognitivos são a base do
desenvolvimento.
b) Piaget acredita que o desenvolvimento cognitivo
ocorre em estágios universais e sequenciais,
enquanto Wallon sugere que o desenvolvimento é
marcado por uma alternância entre a primazia do
"eu" e do "outro", com ênfase na interação entre
aspectos afetivos, cognitivos e sociais.
c) Wallon enfatiza que o desenvolvimento infantil é
um processo linear e sequencial, enquanto Piaget
defende que o desenvolvimento é dinâmico e
envolve uma integração constante de emoções,
cognição e motricidade.
d) Para Wallon, a maturação biológica é o principal
fator que determina o desenvolvimento infantil,
enquanto Piaget enfatiza a importância das
influências culturais e sociais.
e) As teorias de Wallon e Piaget não consideram a
importância das emoções no desenvolvimento
infantil, focando apenas nos aspectos cognitivos e
motores.