Uma das concepções do trabalho da avaliação da aprendizagem é o uso diagnóstico dos resultados. Nesse sentido, algumas das características do uso diagnóstico dos resultados da avaliação da aprendizagem foram elencadas a seguir. Porém, há uma alternativa mal elaborada, ou seja, que possui um dado incorreto, assinale-a:
✂️ a) A avaliação tem como objetivo revelar a qualidade da aprendizagem dos estudantes, nos sucessivos momentos de sua atividade de aprender. ✂️ b) A avaliação subsidia decisões inclusivas a respeito do estudante, à medida que oferece ao gestor da ação pedagógica informações básicas que possibilitam a busca de meios pelos quais todos possam aprender. ✂️ c) O uso diagnóstico dos resultados da avaliação exige do educador uma postura acolhedora, à medida que o ato pedagógico de ensinar exige o acolhimento do estudante no estado em que se encontra. ✂️ d) A modalidade diagnóstica de uso dos resultados da avaliação exige do educador um olhar empírico, ou seja, subsidia-o a admitir que, aqui e agora, um determinado estudante ainda não tem a posse de determinado conhecimento ou habilidade, e que, portanto, para atingir o nível de satisfatoriedade desejado em seu desempenho nesse conteúdo específico, necessita de mais ajuda. ✂️ e) O uso diagnóstico dos resultados da avaliação subsidia sempre uma nova possibilidade de intervenção na realidade, tendo em vista atingir o nível de satisfatoriedade desejado.