Durante uma aula sobre evolução biológica, um professor de Ciências Biológicas percebe que um aluno, João, apresenta comportamentos de desinteresse, como olhar constantemente para o relógio, suspirar frequentemente e não interagir com os colegas. O professor, preocupado com o bem-estar e o desenvolvimento acadêmico de João, decide abordá-lo após a aula. Durante a conversa, João revela que está passando por problemas pessoais em casa, o que está afetando sua concentração nas aulas. O professor, ciente dos aspectos psicológicos envolvidos na educação, reconhece a importância do suporte emocional para o sucesso acadêmico dos alunos. Considerando a situação apresentada, qual é a melhor abordagem do professor para auxiliar João?
✂️ a) Recomendar que João procure auxílio psicológico profissional imediatamente para lidar com seus problemas pessoais. ✂️ b) Ignorar os problemas pessoais de João e enfatizar a importância do estudo para o sucesso acadêmico. ✂️ c) Propor a João que converse com seus colegas sobre seus problemas pessoais para buscar apoio mútuo. ✂️ d) Oferecer a João opções de recursos acadêmicos adicionais e flexibilidade para lidar com sua situação pessoal, como prazos de entrega de trabalhos ajustados.