As metodologias ativas configuram-se como rompimento do ensino centrado na transmissão hierárquica do conhecimento do docente ao aluno, colaborando para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem centrado no discente. Considerando a necessidade de incluir as metodologias ativas como estratégia didática na prática docente, identifique a afirmativa correta.
✂️ a) Ações voltadas ao conhecimento científico básico, que enfocam a educação cientifica de qualidade, tão presente no ensino fundamental e médio, restringem-se à formação de profissionais qualificados indispensáveis para inclusão e responsabilidade social na atualidade. ✂️ b) A análise do desempenho de discentes formados em cursos fundamentados no aprendizado, baseado em problemas e no aprendizado em grupos, aponta um baixo desempenho desses em comparação a alunos formados pelas metodologias tradicionais. ✂️ c) As metodologias ativas são instrumentos significativos para ampliar as possibilidades, para exercitar a liberdade, a autonomia de escolhas e a tomada de decisão e incentivar a iniciação científica, sem a dependência das escassas bolsas institucionais. ✂️ d) A metacognição é uma habilidade essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico, da decisão, da habilidade de resolução de problemas e da manutenção do aprendizado continuado ao longo da vida profissional, embora seja não responsável pelo estabelecimento das estratégias individuais de estudo. ✂️ e) À aprendizagem ativa oportuniza melhor desempenho dos alunos nos processos avaliativos e maior reprovação em diferentes cursos de graduação em comparação a alunos formados pelas metodologias tradicionais em testes de conhecimento das tarefas de maior complexidade cognitiva.