Considerando que a escola tem o importante papel de ensinar às crianças as competências que se referem ao âmbito da leitura e da escrita e que tal processo perpassa a alfabetização e o letramento, pode-se afirmar que:
✂️ a) As práticas de alfabetização e de letramento exigem conhecimentos dispares, não sendo possível aliar os dois conceitos no ensino em sala de aula. ✂️ b) O processo de aprender a ler e a escrever precisa ocorrer por meio de práticas e de materiais reais de leitura e de escrita. A alfabetização e o letramento envolvem duas aprendizagens distintas, mas que devem ocorrer de forma articulada, por isso é significativo alfabetizar letrando. ✂️ c) Estudos demonstram que, devido ao uso de tecnologia, o processo de alfabetização nas escolas brasileiras apresentou ascensão a partir de 2020. Diante disso, para melhorar os índices de alfabetização no pais seria necessário o uso da cartilha digital. ✂️ d) No Brasil, a alfabetização escolar apresenta uma trajetória de sucesso, visto que, sua maioria, os alunos do segundo ano do Ensino Fundamental já sabem ler e escrever, comunicando-se por meio de textos curtos e complexos. ✂️ e) Apesar de ser uma atividade importante, o letramento costuma ser deixado em segundo plano, visto que as escolas não têm um material específico para trabalhá-lo em sala de aula.