De acordo a BNCC, o conhecimento matemático é necessário para todos os alunos da Educação Básica, seja por sua grande aplicação na sociedade contemporânea, seja pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais. Nesse sentido, de acordo com o referido documento, o conhecimento matemático deve
✂️ a) focar nos sistemas que contêm ideias e objetos fundamentais para a compreensão da tabuada, da construção de representações significativas e da memorização. ✂️ b) desenvolver, no aluno, a capacidade de resolução de problemas por meio da aplicação de conceitos, de procedimentos e da tabuada para obter soluções e interpretá-las segundo as regras tradicionais dos cientistas dessa área. ✂️ c) articular seus diferentes campos de estudo — Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade — para garantir que os alunos relacionem as observações empíricas do mundo real às suas representações. ✂️ d) criar sistemas concretos, que organizem e interrelacionem fenômenos do espaço, do movimento, das formas e dos números, associados a fenômenos estritamente abstratos. ✂️ e) restringir-se apenas à quantificação de fenômenos determinísticos — como a contagem, a medição de objetos e as grandezas - e das técnicas de cálculo com números e grandezas.