Tendo em vista os eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC, os direitos de aprendizagem e de desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, construindo significados sobre si, os outros e o mundo social e natural. Nesse sentido, quanto aos campos de experiência da Educação Infantil, é correto afirmar que:
✂️ a) "Corpo, gestos e movimentos” refere-se à necessidade de criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com outros grupos sociais e culturais. Nessas experiências, elas podem ampliar o modo de perceber a si mesmas e ao outro, valorizar sua identidade, respeitar os outros e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos. ✂️ b) “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” refere-se à necessidade de promover experiências nas quais as crianças observem, manipulem objetos, investiguem e explorem seu entorno, levantem hipóteses e consultem fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. ✂️ c) “Escuta, fala, pensamento e imaginação” refere-se à convivência com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilitando às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar variados modos de expressão e linguagens, como as Artes Visuais. ✂️ d) “Traços, sons, cores e formas” refere-se ao convívio com textos escritos, que fazem com que as crianças construam hipóteses sobre a escrita, e à medida que vão conhecendo letras, em escritas espontâneas, não convencionais, mas já indicativas da compreensão da escrita como sistema de representação da língua. ✂️ e) "O eu, o outro e o nós” refere-se ao contato com as diferentes linguagens — como a música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta -, as quais permitem que a criança se comunique e se expresse no entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem.